quarta-feira, 27 de maio de 2009

Poesia - JANELA


Janela
André Freire

Falta um pedaço de vidro
na janela e o vento
faz a cortina voar.


Falta um pedaço de vidro
na janela e
os sons da rua
passam a conviver
com o silêncio da tarde caseira.


Falta um pedaço de vidro
na janela e o vento teima
em espalhar poeiras e sonhos
por toda a casa.

André Luiz Castilho Freire(1959) nasceu em Maceió (AL). Médico e amante do carnaval, fez parte do Conselho Deliberativo da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Foi o idealizador do enredo "Atrás da Verde Rosa só não vai quem já morreu". Mudou-se para a cidade de Lamego, em Portugal, onde exerce a medicina, colabora com jornais locais e escreve poemas. De seu primeiro livro, "A certeza das incertezas", Tipografia Voz de Lamego, Lda, 2004, pág.58, extraímos "Janela".
A canção tocou na hora errada

Ariana Segantin de Sousa


A sofreguidão da música popular brasileira contrastando a fabulação dos 
minutos que antecederam a morte da poetisa Ana Cristina César.


Andava exaustivamente pelo apartamento à procura de um canto em que pudesse clarear sua mente atormentada, mas não o encontrava.

Tripudiava em seu próprio corpo e clamava aos deuses algum perdão pela triste inquisição na qual vivia. Pobre Ana Cristina ligava o rádio e chorava sozinha.

Eram duas da madrugada, o apartamento dormia em sua inquietude, enquanto numa rebelião de vozes o Céu e a Terra invadiam seu ser. O acaso contemplava sua doce desesperança e nas mãos da fada da noite alumiava a vara de condão dos desesperados, que choravam a casta solidão, amarela, opaca, mas que não deixava de ser solidão. As paredes pareciam comprimir seus pulmões, fazendo-a se sentir como alguém que prendera um dedo na porta.

Dor, meu deus, quanta dor.

Ana C.,como era conhecida, tinha como companhia somente ele, o rádio, um tanto velho, gasto. Já não havia brilho, tão pouco a vitalidade que tinha no auge dos anos 70. Apenas ele naquelas tantas noites cessou seu pranto, amou-a de modo perfeito, ele compreendia seus anseios e nas incontáveis noites de loucura ofertava-lhe uma canção de Maysa e tudo ficava bem. Ela reconhecia na voz de Maysa a mesma nostalgia que a tornara louca.

De repente o tempo correu como louco por entre as faixas onde só os transeuntes tinham passagem livre e o badalar anunciava do alto do 10º andar aquilo que a jovem tanto sonhava.

Seu amigo rádio naquele momento não lhe acalmava, não lhe entendia, não lhe amava como deveria amar.

Ana C. enxergou pelo negro olho da janela um convite tentador — abriu os braços e dissolveu-se santa no ar. "Viram-se os barcos afundando e o filete de sangue na gengiva".

A canção de Maysa tardou a tocar.

Ariana Segantin de Sousa (1983) é natural da cidade de Americana (SP). Formada em Letras, poetisa e cronista, informa que desde pequena dedica-se à arte de ler e escrever, sendo apaixonada por música, teatro e cinema. Entre as escritoras que a influenciaram estão Cecília Meireles, Clarice Lispector, Florbela Spanca, Cassandra Rios e Safo. O texto apresentado recebeu o Prêmio de Publicação 2007, na antologia "Contos Fantásticos", em uma promoção da Câmara Brasileira de Jovens Escritores.
"Deve-se ler pouco e reler muito. Há uns poucos livros totais, três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem. É preciso relê-los, sempre e sempre, com obtusa pertinácia. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que três desertos." NELSON RODRIGUES

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Portal do Professor - dicas

http://www.edukbr.com.br/leituraeescrita/setembro02/jautores.asp

terça-feira, 12 de maio de 2009

Dia da Língua Portuguesa

http://www.museulinguaportuguesa.org.br/Museudalinguaportuguesa/semanalinguaportuguesa/web/mural.html

Machado de Assis

file:///home/ConteudoMEC/Dom%C3%ADnio%20P%C3%BAblico/Literatura%20Diversas/Machado%20de%20Assis/bn000030.pdf

CLARICE LISPECTOR

http://www.museulinguaportuguesa.org.br/Museudalinguaportuguesa/ClariceLispector/home.html

museu da língua Portuguesa

http://www.museulinguaportuguesa.org.br/museudalinguaportuguesa/noticias.html